Pode-se trabalhar depois da reforma?

Pode-se trabalhar depois da reforma?

Nem todos os trabalhadores pretendem deixar a vida ativa quando atingem a idade legal da reforma. Aliás, quem prolongar a atividade profissional é recompensado. Se apenas se reformar depois dos 66 anos e 6 meses, terá acesso a pensão bonificada. O valor dessa bonificação varia com o número de anos de contribuições.

Quem paga a pensão de velhice?

A pensão de velhice é um valor pago mensalmente às pessoas que sejam beneficiárias do regime geral de Segurança Social, em situação de velhice, e que substitui as remunerações de trabalho em idade de reforma (a partir dos 66 anos e 6 meses em 2021).

Quem tem direito a reforma por velhice?

A pensão social de velhice destina-se a quem não descontou anos suficientes para a Segurança Social ou para outro regime de proteção social obrigatório para ter acesso à pensão de reforma, oficialmente designada por pensão de velhice, e possui baixos rendimentos.

Como contribuir para reforma em Portugal?

Pedido de reforma em Portugal para quem vive no estrangeiro Se viver no estrangeiro deve requerer a reforma na instituição de Segurança Social do país onde reside. Caso viva num país onde não exista um acordo internacional de Segurança Social com Portugal, terá de contactar o Centro Nacional de Pensões.

Quantos anos de trabalho para a reforma?

O regime normal de reforma antecipada continua em vigor e determina que quem tiver idade igual ou superior a 60 anos e, pelo menos, 40 anos de descontos está apto a reformar-se antes do tempo.

Que idade se pode pedir a reforma?

Se tem 60 anos de idade e 40 anos de descontos pode pedir a reforma antecipada, mas só uma carreira muito longa impede penalizações. Por regra, pode deixar a vida ativa e reformar-se aos 66 anos e seis meses de idade (em 2021) desde que tenha, pelo menos, 15 anos de descontos para a segurança social.

Como calcular o valor da pensão de velhice?

Neste caso, o cálculo da pensão é feito com base na remuneração de referência tendo em conta todos os anos de descontos da sua carreira contributiva, até ao limite de 40 anos. Se tiver mais do que 40 anos de descontos, são contados os 40 melhores. 1. Se tiver 20 anos ou menos de descontos: Pensão = RR x 2% x N.

Onde pedir pensão de velhice?

O pedido pode ser feito presencialmente, nos serviços da Segurança Social ou no Centro Nacional de Pensões. Se preferir, pode pedir a pensão de velhice na Segurança Social Direta (SSD).

Quantos anos são necessários para a reforma?

Quem tem direito a reforma em Portugal?

Para receber a reforma por inteiro, é necessário ter idade igual ou superior a 66 anos e 5 meses (2019) – esta sobe todos os anos, tendo em conta a esperança média de vida -, e terem sido efetuados descontos de pelo menos 15 anos para a Segurança Social.

Como contribuir com a previdência em Portugal?

Sim, você pode. Para isso, deve optar por ser um segurado facultativo do INSS. Existem duas maneiras de contribuir como segurado facultativo: Pagar contribuição mensal de 20% sobre um valor que varia entre o salário mínimo (R$ 1.100) e o teto previdenciário (R$ 6.433,57).

Quando se pode pedir reforma?