Como se faz uma nota explicativa?

Como se faz uma nota explicativa?

incluir informações obrigatórias que não estejam presentes em outras partes do documento; destacar dados que, mesmo não obrigatórios, sejam relevantes para a compreensão dos registros; apresentar as notas de maneira sistêmica; indicar em cada item a referência para a nota explicativa específica.

Como fazer notas explicativas da DRE?

1 – Acesse menu ARQUIVOS, submenu CONFIGURAÇÃO DE NOTAS EXPLICATIVAS, clique em NOTAS EXPLICATIVAS; 1.2 – Cadastre as Notas Explicativas conforme desejar para emissão no Balanço e/ou DRE; 1.3 – Clique em [Gravar] para concluir.

Qual a norma contábil aplicada a ME e EPP e qual é a sua abrangência?

A Lei Complementar nº 123, de 14.12

O que deve ser divulgado nas notas explicativas?

As notas explicativas contêm informações complementares àquelas apresentadas no balanço patrimonial, nas demonstrações de resultado, de resultado abrangente, de lucros ou prejuízos acumulados (se apresentada), de mutações do patrimônio líquido e de fluxos de caixa.

Como fazer uma nota explicativa ABNT?

Podem ser de dois tipos: nota de referência ou nota explicativa , e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor que a do texto.

Quando usar as notas explicativas?

As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.

Como cadastrar e emitir uma nota explicativa?

Como cadastrar e emitir uma nota explicativa?

  1. No menu ARQUIVOS clique em CONFIGURAÇÃO DE NOTAS EXPLICATIVAS e em seguida clique em NOTAS EXPLICATIVAS.
  2. Nessa tela poderá cadastrar uma nota explicativa ou editar uma existente.

O que é o Simples Nacional e qual a sua abrangência?

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

O que se considera como microempresa ME e Empresa de Pequeno Porte EPP para efeitos do Simples Nacional *?

O QUE SE CONSIDERA COMO MICROEMPRESA (ME) E EMPRESA DE PEQUENO PORTE (EPP) PARA EFEITOS DO SIMPLES NACIONAL? Considera-se ME, para efeito do Simples Nacional, o empresário, a pessoa jurídica, ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 240.000,00.

O que deve conter nas notas explicativas sobre os métodos de avaliação de ativos?

Devem constar, ainda, em nota explicativa, os critérios e as premissas adotados para determinação desse valor de mercado, bem como as políticas de atuação e controle das operações nos mercados derivativos e os riscos envolvidos.

Qual a importância da divulgação de partes relacionadas nas notas explicativas?

Dessa forma, a divulgação contábil ganhou importância por evidenciar os negócios realizados entre as partes, favorecendo a análise dos riscos e oportunidades com que a empresa se depara no mercado financeiro. (SILVEIRA, PRADO E SASSO, 2009; VICECONTI; NEVES, 2013).

Como fazer uma nota explicativa no Word?

Clique onde você deseja adicionar uma nota de rodapé. Clique em Referências > Inserir Nota de Rodapé. O Word insere uma marca de referência no texto e adiciona a marca de nota de rodapé na parte inferior da página. Digite o texto de nota de rodapé.