O que e reengenharia de software?
O que é reengenharia de software?
A reengenharia de software é o processo de reconstrução de um software existente. – Se for software customizado será necessário reconstruí-lo. Com funcionalidade adicional, melhor desempenho, confiabilidade e manutenibilidade.
Como se dá o processo de reengenharia de software?
Partindo-se do sistema existente (via código-fonte, inter- face ou ambiente), s˜ao abstraídas as suas funcionalidades e s˜ao construídos o modelo de análise e o projeto do software. Esse processo é denominado reengenharia de software.
Quais são as técnicas usadas na engenharia reversa?
Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Objetivamente a engenharia reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona.
Quando deve ser aplicada a reengenharia de software?
A reengenharia de software não é aplicável quando um sistema de software legado possui alta qualidade técnica e biaxo valor de negócio. Em sistemas como esse, deve ser aplicada a evolução de software. Com tais características é dispensada a necessidade de esforço de mudança.
Quais são os tipos de manutenção de software?
De modo geral, existem 3 tipos de manutenção de software: Adaptativas, Corretivas e Evolutivas. Todas elas podem ocorrer em paralelo e serem executadas pela mesma equipe.
Qual a diferença entre engenharia reversa e reengenharia?
REENGENHARIA E A ENGENHARIA REVE A1 Completa dizendo que o objetivo da engenharia reversa é criar o projeto e especificação de um sistema, partindo-se de seu código fonte. Já o objetivo da reengenharia é produzir um sistema novo a partir do que existe ou melhorá-lo, possibilitando maior facilidade de manutenção.
Quais os documentos necessários para realizar uma boa engenharia reversa?
Pode-se afirmar que para realizar uma engenharia reversa é necessário um alto nível de abstração e entendimento de projetos e códigos de sistemas, pois segundo Pfleeger (2007, p. 408), “A chave para a engenharia reversa é a habilidade de abstrair especificações a partir da implementação detalhada do código-fonte”.
Onde a engenharia reversa pode ser aplicada?
A engenharia reversa pode ser aplicada para fins de manutenção ou para desenvolver um novo software ou dispositivo que realize a mesma função, como uma espécie de duplicação do original.
Quais são os tipos de manutenção?
Saiba tudo sobre 4 tipos de manutenção
- Manutenção preditiva.
- Manutenção preventiva.
- Manutenção preventiva com base no tempo.
- Manutenção preventiva baseada no uso.
- Manutenção planejada.
- Manutenção corretiva.
Quais são os quatros tipos de manutenção de software?
Quais são os tipos de manutenção de software existentes?
- Adaptativa. Modificações adaptativas são necessárias quando o software tem de cumprir novos requisitos.
- Corretiva.
- Evolutiva.
- Codificação.
- Versionamento.
- Engenharia Reversa.
- Status Reporting.
O que é engenharia reversa e para que ela serve?
O nome “engenharia reversa” define muito bem o conceito do que ela faz. Trata-se do estudo de um objeto, seja um processador, um monitor, um programa ou até mesmo um simples relógio, desmontanto-o e analisando suas peças, seus componentes, seus comandos e seu comportamento (no caso de programas).
Qual a diferença entre engenharia progressiva e engenharia reversa?
Engenharia Reversa: O processo inverso a Engenharia Progressiva, caracterizado pelas atividades retroativas do ciclo de vida, que partem de um baixo nível de abstração para um alto nível de abstração. Análise – o quê o sistema deve fazer.