Qual e a historia do Negrinho do Pastoreio?
Qual é a história do Negrinho do Pastoreio?
Mistura de mitos cristãos e africanos, a lenda do Negrinho do Pastoreio nasceu no Sul do Brasil, e é uma lembrança triste do sofrimento dos negros escravizados. Castigado por um fazendeiro cruel por ter deixado um cavalo fugir, um menino negro foi amarrado e abandonado sobre um formigueiro.
Qual era a habilidade do Negrinho do Pastoreio?
Negrinho montava com tanta habilidade que alguns diziam que na verdade ele era filho de um saci. Mas o menino não gostava disso. Quando já não aguentava mais andar, o menino viu pingos que caíram de sua vela se transformar numa linda fogueira e iluminar todo o campo.
O que a lenda do Negrinho do Pastoreio ensina?
A Lenda Atualmente Atualmente, na região sul do país acredita-se que se algum objeto está perdido, o Negrinho do Pastoreio pode ajudar a encontrá-lo. Basta acender uma vela perto de um formigueiro e pedir com muita fé que objeto reaparecerá.
O que aconteceu com o Negrinho do Pastoreio?
Após perder uma corrida e ser cruelmente punido pelo estancieiro, o Negrinho caiu no sono, e perdeu o pastoreio. Ele foi castigado de novo, mas depois achou o pastoreio, mas, caindo no sono, o perdeu pela segunda vez.
Por que o estancieiro pediu perdão?
O estancieiro castigou o menino com uma violenta surra de chicote e mandou-o à procura do cavalo perdido. O menino chegou a encontrá-lo, mas a corda com que o laçou partiu-se e ele não conseguiu capturá-lo. Assustado, o estancieiro ajoelhou-se e pediu perdão ao escravo.
Como rezar para o Negrinho do Pastoreio?
Acenda uma vela branca para o Negrinho do Pastoreio e diga: “Negrinho, acendo essa vela pra ti, para que me ajudes a encontrar o que perdi”. Repita o mantra por três dias, a menos que ache o objeto. Se não o encontrar, faça assim mesmo, agradeça e diga que aceita que não foi possível ser atendido.
Quais as principais características da lenda Negrinho do Pastoreio?
O Negrinho do Pastoreiro, é considerada uma narração pesada, triste, e ao mesmo tempo, de fé, esperança, compaixão e liberdade. A história foi contada nas obras dos escritores, Alberto Coelho da Cunha em 1.872, Apolinário Porto Alegre em 1.875, e Alfredo Varela em 1.897.
Porque o Negrinho do Pastoreio foi devorado vivo pelas formigas?
Para não gastar a enxada em fazer uma cova, o estancieiro mandou atirar o corpo do Negrinho na panela de um formigueiro e assanhou bem as formigas e elas cobriram todo o corpo do Negrinho e começaram a trincá-lo.
Por que você acha que só ao presenciar um milagre o fazendeiro pediu perdão ao negrinho?
Sua origem é do fim do seculo xix que defendiam o fim da escravidão. Nossa Senhora, que o livrou do cativeiro e deu-lhe uma tropilha, que ele conduz e pastoreia, sem ninguém ver, por isso há muitos que acreditam que ele possa esta sempre pastoriano e possa ajuda a encontrar os pertences.
O que é uma lenda gaúcha?
A lenda da ‘Teiniaguá’, também conhecida como Salamanca do Jarau é uma lenda gaúcha, que conta a história de uma princesa moura que se transforma em uma bruxa e que vem em uma urna de Salamanca, na Espanha para uma caverna no Cerro do Jarau, em Quaraí, no Rio Grande do Sul.
Qual o santo que ajuda a achar coisas perdidas?
Santo Antônio
Santo Antônio, o santo de Pádua e Lisboa, além de casamenteiro é um grande “achador” de coisas perdidas.
Como que se reza o responso?
Ó Deus, ós vos suplicamos que alegreis os vossos fiéis com os milagres de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, para que, fortalecidos na terra com os auxílios do grande Santo, consigam alcaçar as alegrias eternas junto a vós. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espirito Santo. Amém.